Acapurana é um remédio comum para a febre da malária na Floresta Amazônica. Acapurana é uma árvore de médio porte, em torno de 7 metros, que cresce ao longo dos rios e córregos da bacia amazônica.
Acapurana (Campsiandra laurifolia) é uma árvore da família das leguminosas, nativa da Amazônia, de flores róseas e madeira de boa qualidade. É uma planta com propridades medicinais, sendo suas folhas, casca e frutos, usados no tratamento de febres, feridas, malária e úlceras.
Género: Campsiandra
Espécie: C. laurifolia
As árvores acapurana são de médio porte que produzem pequenas flores brancas a róseas com estames vermelhos.
Estas árvores produz uma vagem de grão grande. As sementes são geralmente retirados da vagem, secos, e então um terreno em farinha ou farelo como alimento para pessoas e animais.
Encontra-se na Floresta Amazônica, precisamente nos rios Itacaiuna, Tefé, Negro e Urubu e nos municípios São Gabriel da Cachoeira-AM e Maués-PA
Acapurana é um remédio comum para a febre da malária na Floresta Amazônica.
Na região de Iquitos, herbanários e curandeiros local recomendam uma decocção ou tintura da casca de ser tomada duas vezes por dia para reduzir a febre relacionada à malária.
Nos sistemas de fitoterapia no Peru, acapurana também é recomendada para artrite e reumatismo, diarreia, como um tónico, e para outros estados febris.
Os índios Witoto na área de usar a casca pulverizada de C. laurifolia para tratar feridas. Residentes no distrito de Loreto do Peru ter usado um chá da casca de C. comosa como um tônico pós-parto.
No Brasil, a árvore vai pelo nome comum de cumandá ou acapurana e herbanários recomendar a casca de C. comosa como um tónico, para a febre da malária, e para limpar feridas e úlceras.
Na medicina caseira, usa-se a casca seca como anti-inflamatória, cicatrizante , fortificante neuromuscular. É indicada para diarreia, infecções no útero e ovário, úlcera crônica.
A infusão das folhas tem relatos importantes no combate aos sintomas da malária.
Usos
Pode ser usada também na higienização de úlceras e feridas.
Infusão das folhas: malária, febrífugo, tônico, tratamento de febres;
Decocção da casca: banho local de úlceras e feridas;
Infusão dos frutos: uso local com sal e vinagre: impigens.
0 Comments:
Postar um comentário